CARVOEIRA E CARMÕES

A União de Freguesias Carvoeira Carmões está localizada na parte mais interior do Concelho, a 10 minutos da autoestrada, assim como da cidade de Torres Vedras, a 20 minutos das praias e a 30 minutos de Lisboa.

É uma freguesia que se caracteriza pelo seu património histórico, no qual se destacam variadissímas igrejas seculares, passos e quintas senhoriais. O património cultural destaca-se pela diversidade de associações, festas populares, os tradicionais leilões, o Teatro de Revista, a Geminação com Saint Capraix ou atividades de desporto motorizado.

ÁREA

20,97 km²

HABITANTES

2 343

DENSIDADE

111,7 hab./km²

A União de Freguesias de Carvoeira e Carmões é constituída por 20 lugares. A história e costumes de cada um destes lugares, contribui para a identidade desta freguesia.

A fauna e flora que se encontra é muito diversificada, sendo uma freguesia onde inspira e respira natureza. A sua paisagem é pautada maioritariamente por vinhas. Com aproximadamente, 60Km de EcoCaminhos, estes permitem caminhar e disfrutar das excelentes paisagens que se vão alterando com as quatro estações do ano e passar por diversos lavadouros e bicas, contemplando a água translúcida de algumas nascentes. Sendo uma terra marcadamente vitivinícola, pode usufruir e adquirir os vinhos localmente produzidos, quer pela Adega Cooperativa, quer nas várias quintas e adegas particulares. 

Orgulhamos-nos da história e da natureza que atravessa esta nossa terra, mas mantemos a nossa visão também no futuro, asseguramos o seu desenvolvimento sustentável, apostamos na reabilitação urbana e desenvolvimento de loteamentos, promovendo a fixação e o sentimento de pertença dos jovens e famílias à sua terra.  

Sendo uma freguesia com um índice populacional envelhecido, as atividades e o apoio psicossocial revestem-se de especial importância. Nesta linha apoiamos diversas atividades, tais como, Clube Sénior, Ginástica e Passeios Seniores. O apoio aos Jardins-de-infância e Escolas 1º ciclo, assim como o apoio às associações e comissões de festas locais é um compromisso contínuo deste executivo.

Uma das marcas que tem vindo a ganhar maior visibilidade é o desenvolvimento da festa vocacionada para a juventude – Spring Fest Carvoeira Carmões, configurando-se num momento de partilha e promoção de associativismo entre os jovens.

Para além disso, destaca-se também o projecto do EcoParque da Serra de S. Julião, onde já está instalado o Parque Eólico, as pistas de Motocross e onde já foram plantadas 3000 árvores. O projeto deste EcoParque vai ao encontro do que acreditamos ser o desenvolvimento sustentável, continuando assim no caminho para o reconhecimento e manutenção do título de EcoFreguesia XXI.

Dedicação, empreendedorismo, resiliência, persistência e união são palavras que fazem parte da nossa rotina e do nosso dia-a-dia, focando-nos sempre na construção de uma freguesia de todos para todos.