BANDEIRA VERDE ECO-FREGUESIAS XXI

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.
Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.
Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

Das 52 freguesias galardoadas, a  UF. Carvoeira e Carmões foi uma das que mais se destacaram no domínio da mobilização, capacitação e educação para a sustentabilidade, registando pontuações acima dos 75%. A participação no concurso Eco-Famílias, ação de sensibilização e informação dirigida às famílias residentes na freguesia, contribuiu para que cada uma destas freguesias integrasse o grupo das mais pontuadas.

Ao nível dos equipamentos e espaços públicos, ou seja, no que respeita a ações de higiene e limpeza urbana, intervenção no mobiliário urbano, e monitorização e manutenção dos espaços públicos, as freguesias que registam pontuações superiores a 75%, são Oiã, Estrela, Costa, Carnide, Cacia, UF. de Carvoeira e Carmões, Rio Tinto, Ponte e Benfeita. 

O Eco-Freguesias XXI assenta em 10 requisitos principais (indicadores) e tem como finalidade incrementar a sustentabilidade a nível local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias com as melhores práticas de sustentabilidade no sentido do incremento da qualidade de vida dos seus habitantes.
Apresenta-se assim como uma “ferramenta” de diagnóstico e avaliação ao serviço dos autarcas, para os ajudar a tomar decisões mais informadas e coerentes com os valores e princípios da sustentabilidade, apontando, sugerindo e informando sobre opções mais sustentáveis.